segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

agora sim, Cusco

Chegamos em Cusco de aviao vindo de Puerto Maldonado. A chegada é muito bacana, entre as montanhas da cordilheira dos Andes. Saimos de 40 graus e selva amazônica, para 10 graus e 3000 metros. O impacto foi sentido... dorzinha de cabeça constante, uma pressao baixa aqui e ali, e o piriri que nos faz buscar os melhores banheiros de Cusco (o do café na Calle Sol conhecemos bem!). A plaza de armas é centro da cidade, e agrega a catedral e outro templos religiosos, além de uma legiao de pessoas vendendo de tudo, oferecendo tours, fotos, postais, llama, comida, e até foto com os incas. Cusco é quase uma Disneylandia, muuuuito turista (português se houve toda hora) - um parque. Chove todo dia, normalmente a tarde, e depois para - um desfile do grupo da Decathlon com seus modelidos sensuais.




Logo de cara, o mate de coca, que se toma o tempo todo. É vaso-dilatador e ajuda com a altitude. Nao se consegue andar mais do que alguns quarteiroes, ou subir algumas escadas e nao parar pra puxar um ar...lembra quando os jogadores do Brasil vinham jogar no Peru e ficavamos putos achando que eram uns maricas? Novo respeitos pelos caras.


Mercado Central é bem organizado, dividido por categorias, como o ceviche (marinado de peixe fresco) abaixo. Tomamos um café e fizemos umas comprinhas por lá. Ninguem se animou a comprar um porquinho da india no espeto (cuy).

A tarde conhecemos a famosa pedra de 12 lados ... nao vale dizer muito além de constatar a habilidade dos engenheiros incas, que construiram sem cimento nem barro. O encaixe é perfeito.



O rango aqui tem sido bem mais sem graça do que o que encontramos nos caminhos brasileiros. Tudo muito voltado pra gringaida... tem menu em todas as linguas do planeta. Os restaurantes parecem com os vendedores ambulantes - vendem e servem de tudo - desde cuy a la plancha, até pizza americana (ruim), e o sempre confiável frango com batatas. Parece que Cusco é diferente e esperamos comer coisas mais interessantes para frente. Achamos um bom vegetariano, que por 5 ou 10 soles se come bem. A saga da vegetariana continua no restaurante Tabasco. Carla pediu um tomate relleno (tomate entupido) do menu vegetariano. A reaçao explica que, em terra de peruano, alpaca é vegetal.




No mais tomamos uns bons cafés e de café da manha sempre se encontra o basico. Mais postagens de Cusco seguem.

4 comentários:

Carla disse...

hijos da puta! tá realmente complicado ser vgetariana aqui. e ver que as pessoas nao entendem muito bem o que è isso! mas c`est la vie, dias melhores em casa virao (e eu nao sei onde sao os acentos dessa p...)

Carla disse...

comentàrio do café da manha: a manteiguilla maravilhosa a qual esperamos que o tio tel coloque a foto inspiradorado. um misto de soro e uma massa desconhecida.hummmmmmm..... uma delícia....

Adriana disse...

HUmmm... Tel garoto propaganda do Cappuccino Café!!!hahahaha

As fotos q vcs estão colocando estão mto boas!!!

Curtiram o chá de coca??? Passaram mto mal com a altitude??? já se acostumaram????

Bjão pra todos

Thiago disse...

Passamos meio mal sim... mas de boa. Altitude é fogo...

Beijos!