Chegamos em Cuiabá para nossa baldição em caminho a Campo Novo. Com tempo pra matar fomos até a Haus Bier, perto da rodoviária - a cervejaria original de Vilhena, RO tem filial aqui e nos foi recomendada pela Rosa. Tomamos algumas cervejas artesanais, inclusive com groselha (não foi uma boa pedida) mas a Pilsner desceu bem. Voltamos pra rodoviária e chamos a Campo Novo as 8 da matina. Logo na chegada, fomos alugar um carro - o pessoal de MT é tão tranquilo e gente boa que as vezes achamos que estão sendo sacanas - nada disso... um papelzinho aqui e acolá e saimos de carro para encontrar com Augusto, o diretor da secretaria de turismo da cidade. Com o guia no carro fomos em direção a reserva indígena da tribo Pareci, que fica na chapada dos Parecis, mesmo que os dois historicamente não tenham relação. Depois de 50km de estrada de terra e areia, cruza-se o rio em uma balsa. As crianças da tribo brincam na balsa (uma pracha de madeira com alguns barris) e no rio e trouxeram a balsa para o nosso lado da margem. Cruza-se com a força do rio - a engenhoca funciona! Do outro lado, a cachoeira do Salto Belo, incrível. Por explorarem esse pedaço para energia elétrica, os indios ganham uma grana e construiram algumas casas que substituiram as tradicionais Hati (Ocas). Fora a caça e pesca, se sustentam de alguns pedágios em estradas de terra e entrada de pouquissimos turistas que visitam a reserva. Pra encurtar os ahhh e ohhh das cachoeiras, pulo logo pra cachoeira de 90m, de Utiariti. Descemos a trilha chegando bem perto das águas e vimos ela de cima e de todos os lados, depois um descanso ha alguns metros da queda, em uma piscina natural (ver a sereia acima ahaha). Depois de um dia de trilhas e terras, descansamos no balneário do Rio Verde, beira rio em um chalézinho velho mas arrumado. Seu "Zé" que veio do Rio Grande do Sul para cá trabalhar, toma conta do lugar. Chegou a ficar 3 anos em uma barraca, 50km da cidade, colocando cercas em fazendas a noite, pq durante o dia "se tirava mosquito com facão". Soja e mais soja... só se vê isso na cidade. Kilometros de soja. Inesquecível.
Seguimos para Comodoro e agora, a caminho de Rondônia (Pimenta Bueno).
6 comentários:
Pessoal amei o Blog tá muito legal, só falta começar a contar os podres do pessoal, aí sim que vai ficar bom!!!
A viagem parece ser um show, pena que o Tico não convida as amigas véias....rs.
Parabéns pelo trabalho Thaisa!
Bjos a todos e aproveitem
É isso ae galera. Minha passagem já tá comprada. To chegando em corumbá dia 27 pela manhã e já pego o trem pra Santa Cruz!! Se td der certo a gente se encontra em Cusco ou Arequipa!!!
Boa viagem e sempre q puder apareço por aqui!
Abraço
ai ... ai ... ai ... que inveja de voces ... parabens pelo Blog , tá muito legal .., só tá faltando eu nas fotos .. rsr.
Aproveitem por mim !!!!
Eu nem ia comentar as fotos.. mas... hahahaha... THA... vc tah mto engraçada, realmente uma sereia!!!rs
Coloquem mais fotos de vcs!!! É legal ver...
O meu roteiro e da Nat tah bagunçado..hehe mta coisa pra fazer e ver e a gente qr tudo.. estamos meio perdidas!!!
Qdo vcs chegarem no Peru quero ajuda tah!!!
Fui de novo pro Aeroportot com a Nat e o Lobão. Tomei vacina dessa vez!!! Foi divertido!!hahaha
É isso.. sem grandes novidades!!!
AAhh.. tem um pessoal do Acre q tah ligando aki em casa!!hahaha
Bjão
Dri, sereia de rio é Iara... IARA!
:-)
E aí, a caravana do "Baú da Felicidade" do Lobão sai ou não sai?
Não entendi.. IARA???? Q q tem a ver???
A Tha é uma nova espécie de sereia...sereia de cachoeira... caso vc naum saiba!!! =P
E Tico nem vem com esse papinho de "Baú da Felicidade"... vc sabe q coisa mto antiga (velha) eu não conheço e não entendo!!hahaha
Claro q a nossa viagem "bem + LEGAL" vai sair.. o Lobão ainda não sabe se vai mas a Nat e eu iremos msm assim... depois a gente te passa o roteiro, mas não precisa ficar com inveja tah!!!A viagem de vcs tbm tah legal..hahahaha
Bjo pra todos!!!
Postar um comentário